O marketing de afiliados passo a passo descrito aqui mas, antes de iniciar a conversa, vamos lembrar o conceito de marketing de afiliados.
Produção e venda digital são um sistema de vendas, onde um produtor cria produtos digitais e insere o produto em uma plataforma de vendas de produtos digitais.
Feito isso, ele busca por bons vendedores que irão representar e apresentar seu produto aos clientes, buscando fazer a venda dos mesmos.
Os vendedores são chamados afiliados e após escolher o produto que deseja vender ele recebe um link de afiliado e começa a promover o produto normalmente por meios digitais.
Se encontrar um cliente interessado, o vendedor envia o link, o cliente faz a compra, o produtor recebe o valor e paga ao afiliado uma comissão.
No mercado tradicional, os representantes comerciais eram os grandes responsáveis pelas vendas e divulgação dos produtos das empresas no face to face.
Hoje o representante é o afiliado, que faz o mesmo trabalho só que usando todo o aparato de redes sociais para divulgar o produto.

marketing de afiliados passo a passo
Então, marketing de afiliados nada mais é que ser representante comercial de um ou mais produtos e receber comissões a cada venda.
Marketing de afiliados passo a passo
O marketing de afiliados é uma ótima maneira de construir um bom fluxo de renda, que após se consolidar, gera vendas automáticas.
Feito corretamente, ele pode oferecer um complemento ou ser a principal renda do afiliado.
Após receber o link de afiliado, sabemos que sempre é bom usar um encurtador de link para torná-lo mais atrativo no momento da divulgação para os clientes.
Essa tarefa é importante para deixar o link mais direto, objetivo e direcionado para o produto.
Os produtores digitais e as plataformas onde instalam seu produto digital já tem o trabalho de criar a copy e a página de vendas do produto.
Mas se você souber usar ferramentas como o Canva, pode também criar suas próprias copys para ter um material mais vasto e que não canse seu cliente, que receberá sempre a mesma imagem.
Use sempre um bloco de notas para registrar as novas ideias de divulgação que você tiver ao longo dos dias. Faça revisões do que foi escrito, crie um novo material se necessário.
É uma boa estratégia ter mais de uma copy para atrair seus leads (futuros clientes).
Na conversa com o cliente você precisará ter um bom conhecimento do produto que está recomendando.
Por isso, estudar o produto é essencial. Como nada é perfeito, o produto que está divulgando tem prós e contras. Apresente enfaticamente os prós, mas nunca se esqueça de mencionar os contra.
Ter comprado o produto, ter testado e usado o mesmo faz você passar segurança e credibilidade na hora da venda. Pense nisso com carinho.
Como escolher os produtos para promover
Há uma grande variedade de plataformas de vendas e dentro de cada uma, infindáveis produtores.
Marketing de afiliados passo a passo para você escolher direito um produto:
– A primeira regra para iniciantes é procurar produtos de áreas em que você tem algum conhecimento ou domínio. Isso facilitará sua argumentação na hora da venda, porque falará com propriedade.
– Outra forma é escolher os que pagam uma boa comissão por venda. Lembrando que esses também, são os mais difíceis de obter conversão em venda.
Isso não significa evitar itens com preços baixos. Veja o exemplo: um item de RS 10 pode ter uma comissão de 20% e um item de R$ 100 pode ter uma comissão de 10%. É mais fácil vender produtos baratos. Mas porque, se no fim das contas, o item de R$ 10 que paga uma comissão de R$ 2 e escolher o item que tem a comissão de R$ 10?
Porque o item de mais barato pode ter um fluxo de vendas de 50 produtos por dia, o que daria a você R$ 100 ao dia, já o de R$ 100 pode vender apenas 2 por dia, onde sua comissão seria R$ 20,00. O marketing de afiliados não é feito apenas para os produtos mais caros.
Marketing de afiliados passo a passo de vender como afiliado
Selecione e tenha em seu rol de produtos os de high ticket (preço alto) e os produtos de ticket médio, que podem fazer uma diária mínima de vendas pra você.
Escolha os produtos para se afiliar com sabedoria. Seu objetivo é criar um fluxo de renda rentável. Tenha isso em mente.
Você também pode testar e vender alguns produtos para ver como eles se comportam no mercado.
Às vezes, os produtos que você acha que vão dar certo, na verdade não dão certo, mas você não saberá disso a menos que teste. Então teste, teste, teste e teste um pouco mais.
Se por ventura após um período de trabalho em um produto, você verificar que ele não converteu, se afilie a outro do mesmo nicho e recomece.
Planejamento no marketing de afiliados passo a passo
Planejar sua estratégia de afiliação e de divulgação dos produtos é muito importante para você não perder tempo e começar a ver resultados.
– Comece com Simples – em outras palavras, comece com pequenos passos – ande antes de correr. Descubra como as coisas funcionam e, em seguida, tome decisões maiores.
Não comece a se afiliar a muitos produtos, pois terá que fazer a divulgação de todos diariamente. Então como dissemos, pegue um caro e um barato. Mas antes de se afiliar, estude bem cada produto.
Você também precisa saber quais são as tendências atuais e como o produto se encaixa nisso, para ter alguma previsão de como ele vai se comportar no mercado.
Você deve selecionar as mídias que vai utilizar para fazer a divulgação do produto, estabelecer períodos de divulgação, horários para postar, entre outras coisas.
Além disso, convém observar as maneiras que irá trabalhar com a publicidade? Usará somente tráfego orgânico? Tem condições de usar algum tráfego pago? Qual orçamento tem para isso? Se esse é o caso, estude campanhas antes de criar a sua.
Na sua divulgação e tratativa com os clientes mostre sua paixão. Se você não é apaixonado pelo produto ou serviço que vai vender, ele não é o ideal para você. Ou se você não acredita no produto, como vai fazer o cliente acreditar nele?
Reserve um tempo para avaliar o que há de melhor nos produtos ou serviços, por que você gosta deles, por que os usa etc.
Aumente suas vendas escrevendo sobre isso mostrando sua paixão. Promova seu produto mostrando essa paixão. Isso aumentará significativamente suas vendas.
Marketing de afiliados passo a passo para conhecer seu público
Por fim, conheça o público do produto. Quem é o público-alvo? Qual é a aparência do perfil de seu cliente em potencial para o produto? Qual a preferência desse cliente? Que produtos ele normalmente consome?
Sabendo as respostas você poderá direcionar seu foco exatamente para o público ideal.
Dessa forma, usando de coerência e de atenção a esses fatores, você poderá se inserir no mercado de marketing de afiliados e ter o sucesso almejado.
Se você deseja ser um afilliado de sucesso veja nosso post.