Marketing viral é um realmente antigo, ele vem do que tradicionalmente, chamávamos de propaganda boca a boca. Na era digital ele é o share ou compartilhamento, em português.
Na Internet algo acontece e em segundo milhares de pessoas já estão com a informação nas mãos.
O conceito de marketing viral é semelhante ao antigo boca a boca, com uma grande diferença: é instantâneo.
Aqui o assunto se alastra por meio da mídia existente e o boca a boca agora é de móbile para móbile.

Marketing viral
Marketing viral – entenda esse modelo
Para que um marketing seja viral, ou uma campanha viralize você precisa estar inteirado de diversas ferramentas e políticas do Google para anúncios.
Além disso é importante estudar o comportamento humano, saber como as pessoas reagem ao produto que será colocado na campanha, ver sua taxa de rejeição, entre outros.
A compreensão de personalidades e pessoas ajuda a entender como é possível influenciá-las para espalhar a mensagem certa quando você quiser – e isso sem fazer nada que possa prejudicar você ou sua empresa.
A popular propaganda boca a boca pode matar ou fazer uma empresa explodir em vendas. Na era digital onde a velocidade corre em segundos, as más notícias poder ir cada vez mais longe e mais rápido do que as boas notícias.
Já é antigo o estudo que demonstra que pessoas propagam mais as más impressões sobre algo ou alguém, do que as boas. Ou seja, o bem feito é apenas uma obrigação de quem oferece um produto ou serviço.
Da mesma forma é no marketing. Se os clientes recebem serviços ou bens ruins ou insuficientes, eles sentem que têm de responder para “se vingar”.
Levando em conta as redes sociais isso é péssimo para a credibilidade de pessoas e empresas.
No entanto, existe também nesse mesmo universo aqueles que quando satisfeitos reagem positivamente, dizem que gostaram e até recomendam.
É aí onde o marketing deve se calçar para ser viral.
Embora o marketing viral seja mais para fazer com que o cliente venha até você, é preciso fazer um bom trabalho, e certificar-se de que atenderá (ou de preferência excederá) todas as expectativas do cliente.
Caso contrário, você pode descobrir que sua própria campanha viral está sendo usada contra você, sabotando os resultados que você esperava alcançar!
Por que o marketing viral funciona
O marketing viral é um fenômeno. Funciona e funciona bem. Por quê? Porque coloca o poder nas mãos do povo.
Não depende de executivos de publicidade, campanhas de milhões de dólares ou endossos de celebridades. É um marketing real, realista e popular que, no fundo, pode ser a publicidade na sua forma mais pura.
O marketing viral, embora impulsionado por estratégia e mensagens bem planejadas, só tem sucesso quando seu público é cativado.
Uma campanha de marketing só se tornará “viral” se as pessoas gostarem e, em última instância, se compartilharem com outras pessoas. Portanto, eles têm o poder. Não o comerciante.
Os proprietários de empresas online e os profissionais de marketing da Internet compreendem o papel importante que o marketing viral desempenha no sucesso de seus negócios hoje.
As campanhas passaram a ser veiculadas nas redes sociais, que hoje são muito usadas para negócios.
Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Tiktok agora estão engajados nas campanhas de marketing, principalmente as que terão campanhas pagas, pois elas geram renda dentro dos aplicativos.
Desde alcançar as massas com ofertas especiais, convites para eventos de venda e atrair clientes para a compra de novos produtos, o marketing viral é uma ferramenta de negócios lucrativa, onde a abordagem e a estratégia estão em uma única campanha.
Métodos de marketing viral
Você sendo um produtor digital cria e vende ferramentas de vendas valiosas, incluindo e-books, relatórios, vídeos e webinars. E com certeza não usará apenas a sua lista de email para divulgar sua campanha de marketing.
Pode compartilhar seus produtos postando-os no Facebook, Instagram, Tiktok e Youtube tem uma gama enorme de pessoas que serão levadas a ver seus anúncios e as possibilidades de vendas são infinitas.
Criatividade e conhecimento profundo do seu mercado alvo, fará seu marketing viral e terá a capacidade de impulsionar seus negócios a novos patamares.
Você deve levar sua base de clientes atual, incentivando-os de uma forma que eles compartilhem e indiquem seu negócio com outras pessoas.
Você pode oferecer produtos gratuitos para cada dez pessoas com as quais seus clientes compartilham seu link. Quanto mais você incentiva, maior é a probabilidade de as pessoas compartilharem com outras.
A campanha de marketing que não chateia
Participe de sua campanha de marketing diariamente, avaliando resultados e o público que ela está recebendo para se for necessário, redirecionar.
Seja sociável nas redes sociais, compartilhe informações de outras pessoas e elas, por sua vez, compartilharão as suas.
O marketing viral é dar e receber e quanto mais você dá, mais você receberá.
Existe um conjunto de expectativas não declaradas que acompanha o marketing viral, e que normalmente estão na chamada da copy da campanha. Ela deverá ser atrativa e fazer com que os visitantes dela queiram ir para o botão saiba mais e posteriormente, comprar o produto.
A copy deve circular em todas as redes, em diversos momentos do dia. Se você não pretende pagar os anúncios, a divulgação manual deverá ser feita por você e colaboradores, levando em conta a análise do tráfego obtido até então.

Marketing viral 1
Se verificar que em uma mídia vai melhor que em outra, vale a pena considerar o tráfego pago nesta mídia.
O mais importante de tudo é respeitar aqueles para quem você está fazendo marketing. Se você fizer isso, eles reconhecerão isso e provavelmente o ajudarão a se tornar viral.
Existem vários métodos comprovados de marketing viral que funcionam bem, desde que haja valor na oferta, e isso a copy deve informar.
Não importa quais métodos você use para divulgar sua campanha. Manter o controle e ter certeza de que a mensagem que sua campanha está enviando é aquela que você deseja enviar é o importante.
Usar métodos de checagem constantes das métricas e dos resultados da campanha auxiliam a orientação correta do pública e a manter sua campanha no caminho certo.
Isso é tão vital para campanhas bem-sucedidas quanto acompanhar os resultados e acompanhar os leads ou pessoas que chegaram até a etapa decisiva da compra e garantir que você não o deixe perder o interesse. Mantenha uma troca com efetividade, mas sem ser ostensivo.
Veja mais em Marketing