Pular para o conteúdo
Início » Mídias sociais mais usadas na atualidade

Mídias sociais mais usadas na atualidade

mídias sociais
Rate this post

Mídias sociais mais usadas na atualidade são a combinação dos canais de comunicação online, que são totalmente aplicados à entrada, interação e compartilhamento de conteúdo com base na comunidade.

É uma comunicação ágil, de resposta rápida e permite que pessoas ou empresas criem ou compartilhem informações, ideias, fotos, vídeos e muitas outras coisas.

As mídias sociais existentes no Brasil competem entre si, pelo maior número de usuários e acessos.

Esses dados são mutáveis ao longo dos meses e podem ser alterados pelas estratégias de marketing das plataformas.

Mas tentaremos dar uma noção das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo no ano passado e as metas para este ano.

Mídias sociais mais usadas na atualidade

Líder por alguns anos, o Facebook já não encabeça a lista em primeiro lugar. Mas cabe lembrar que é dono de três das redes socias mais usadas no país.

mídias sociais 1

mídias sociais 1

Mídias sociais mais usadas no Brasil

Levando em conta as estatísticas de todas as plataformas no ano passado, podemos dizer as que mais foram utilizadas pelos usuários. Mas essas posições como dissemos, podem sofrer alterações ao longo dos próximos meses.

Em ordem de acessos:

  1. WhatsApp
  2. YouTube
  3. Instagram
  4. Facebook
  5. TikTok
  6. Messenger
  7. LinkedIn
  8. Pinterest
  9. Twitter
  10. Snapchat

A aparição do Snapchat até surpreende, assim como o fato do Telegram não entrar na lista, mas não cabe a nós essa discussão.

Com a grande variedade de opções de mídias ou aplicativos de redes sociais, houve a criação de hábito nos usuários de exigir uma gratificação instantânea pelo uso, tendência que deve continuar e afetar os resultados de cada plataforma.

O sucesso do Social Media sofre impacto das redes sociais

Os profissionais de marketing digital de diversos campos garantem uma mudança positiva em suas campanhas e esforços de marketing depois que começaram a usar as mídias sociais como base de muitas de suas campanhas.

Porém, o grande monopólio do Google frente às suas políticas e interferência nas métricas, é um fator que preocupa os profissionais.

Uma vez que seus resultados não dependem exclusivamente de seu empenho. O conselho é olho constante nas políticas do Google.

Há evidência do impacto do uso das mídias sociais no crescimento de pequenas e médias empresas que adotaram o uso de várias plataformas de mídia social, visando aumentar sua receita comercial.

Outro aspecto é o desejo ampliar suas promoções e descobrir mais sobre seus clientes.

Aparelhos celulares e sua influência na internet

Considerando uma semana que tem 168 horas, os brasileiros passaram 91 horas conectados na Internet no ano passado. Praticamente 88% das pessoas usam o smartphone para acessar a Internet.

Esse valor foi muito influenciado pela Pandemia que obrigou as Escolas a migrarem para aulas virtuais. Mas realmente esse valor não caiu mais.

Alguns estudiosos acreditam que os indivíduos têm mais telefones celulares do que escovas de dentes.

A popularização de games onde as pessoas podem ganhar dinheiro também fizeram as estatísticas subirem muito.

Outra onda que gerou muito acesso aos smartphones foram os jogos virtuais, onde podemos destacar a escalada que o game Free Fire teve nos últimos 2 anos. Ele até migrou para a Tv aberta, onde os campeonatos do Jogo passaram a ser transmitidos ao vivo.

As mídias de importância geral

WhatsApp

Enquanto uma mídias sociais, não há o que se discutir sobre o WhatsApp estar em primeiro lugar hoje.

Mais que um aplicativo de bate papo, a rede é usada para empresas venderem e a migração para o WhatsApp Business fez a plataforma ir para outro nível.

Usado pela grande maioria das empresas que tem site na Internet como opção de contato, passou a ser mais usado que o email em negócios, quando se trata de falar com a empresa rapidamente.

Operadoras de telefonia, aplicativos de banco, grandes redes de magazines utilizam o aplicativo para contato com cliente, no setor de atendimento.

mídias sociais

mídias sociais

Youtube

Dentro de um cenário onde o Instagram e o Tiktok começaram a levar usuários, o aplicativo lançou o Shorts e trouxe de volta seus usuários, além de ganhar muitos outros.

Os shorts servem a propósitos comerciais e de divulgação pessoal com um alcance fantástico, que encanta seus usuários. Trouxe de volta o uso diário da plataforma, antes acessada apenas para vídeos.

Instagram

A primeira rede social exclusiva para smartphone, o Instagram foi revolucionário no universo das mídias sociais e em pouco tempo, gerou muitos usuários.

Hoje é possível visualizar publicações no desktop, mas seu formato ainda segue para dispositivos móveis.

Facebook 

Apesar de perder a liderança no ranking, a empresa da qual ele é maior aplicativo, a Meta, também é dona de outras três redes sociais que estão no top 10 (Whats, Instagram e Messenger).

Então segue sendo a mais utilizada pela população mundial sem nenhuma dúvida.

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar.

A rede social é usada par conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, atuar em negócios, com o Marketplace interno, e ter informação entre outras funcionalidades.

É por isso que, para empresas que investem em marketing dentro do Facebook raramente se arrependem ou reclamam do resultado de uma campanha.

Tiktok

O número de jovens e adolescentes que ficam conectados consolidaram o TikTok como a mídia do momento, onde surgiram fenômenos como o Luva de Pedreiro. Assim a rede conquistou de vez celebridades e jovens no país todo.

A plataforma dá um retorno expressivo em termos de engajamento e além de fazer a promoção pessoas, pequenas empresas descobriram no aplicativo uma forma de promover e vender seus produtos de forma rápida e diretas.

Twitter

Até o momento, no Brasil o Twitter ainda não teve um grande boom. Mas a meta da mídia é que até o final de 2023, o Twitter, que pertence a Elon Musk, adicione 100 milhões de usuários diários ao site, um crescimento de cerca de 50%.

Mesmo assim, quase um milhão de contas no Twitter são criadas e 340 milhões de tweets são postados diariamente. Usar o Twitter pode ser um ativo muito útil para a maioria das empresas.

LinkedIn

Um levantamento recente dá conta de que um cliente se une ao LinkedIn a cada minuto do dia. O site é utilizado por mais de 60% da população em geral para procurar emprego, se candidatar ao trabalho.

Tornou-se uma das maiores mídias sociais voltada para profissionais e tem a tendência de ficar mais parecida com outros, como o Facebook.

A diferença é o foco da rede, que são contatos profissionais. Um lugar para o Networking onde as conexões são diretas com empresas ou profissionais.

As comunidades no LinkedIn reúnem interessados em determinado assunto, área profissional ou mercado de trabalho único.

É muito usado por empresas para fazer recrutamentos, e pelos usuários para troca de experiências. Nos últimos 2 anos, a rede social cresceu muito e subiu para o ranking.

Futuro e projeções para as mídias sociais

Já estamos em um tempo em que plataformas de mídias sociais como Facebook, Google, Twitter e Pinterest se tornaram menos eficazes na geração de conversões de vendas, fazendo as empresas busquem outras plataformas para gerar receita.

Considerando que brasileiros passam quase cerca de 4hs por dia conectados às redes sociais, essa é uma linha que qualquer empresa antenada deve seguir.

Mas em Marketing Digital, as redes sociais são canais importantes para estratégias de marketing e vendas.

Para o grande público que usa a rede social como ferramenta de engajamento e vendas o Instagram é visto ainda como a rede que garante melhor resultado.

Leia mais em Marketing Digital

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.