Pular para o conteúdo
Início » Questões morais no marketing digital

Questões morais no marketing digital

questões morais 1
Rate this post

Questões morais no marketing digital como lidar com elas? Esta é uma questão a ser pensada. Como profissionais enfrentamos um cenário moral complexo. Devemos tomar decisões que equilibrem as necessidades de nossos clientes com considerações éticas.

Provavelmente você se tornou um profissional de marketing digital, em parte porque achou que seria uma ótima maneira de desfrutar de um pouco mais de liberdade e um pouco menos de estresse e política.

questões morais

questões morais

Dessa forma, você pode se concentrar em concluir tarefas simples para os clientes, enquanto todos os demais estão no mercado de trabalho tradicional.  Você pode escolhe o trabalho e não precisa fazer o que não quer, ou argumentar com um “chefe”.

Questões morais – A verdade seu poder no trabalho

Você, provavelmente enquanto atua no ramo de marketing, vai se deparar com trabalho em que irá promover produtos nos quais não acredita, não confia ou jamais seria usuário.

Como um profissional de marketing você provavelmente estará lidando com clientes que o contratarão por seus serviços, independentes de sua opinião pessoal a respeito deles.

Por sua vez, isso significa que às vezes você receberá projetos ou trabalhará para fazer aquilo que não concorda totalmente ou deseja fazer. E como profissional, seu trabalho é realizar a tarefa para a qual foi contratado e da melhor foram possível.

Isso sem haver dependência de sua visão moral ou pessoal a respeito do que está promovendo. Então as questões morais que surgirem, deverão ser ignoradas.

Ás vezes isso pode criar um dilema moral dentro de você e poderá te levar a fazer questionamento internos.

Como atuar na promoção de algo em que não acredita ou não aprova? Como se posicionar diante dessas questões, ou é melhor não se posicional e apenas fazer seu trabalho?

Questões morais em marketing

Por exemplo, o que você faz se alguém lhe procurasse para usar suas habilidades para ajudá-lo a promover um complemento de saúde, e você acredita que ele cause mais problemas para a saúde do que resolve?

Nesse cenário, questões morais no marketing digital agora apresentam a você uma opção de fazer o trabalho e se sentir um pouco sujo – potencialmente fazendo com que alguém por aí gaste seu dinheiro e, ao mesmo tempo, se machuque com um produto que é ruim para eles.

A outra opção, porém, é recusar-se a fazer o trabalho; nesse caso, você perde o dinheiro no curto prazo, mas também se faz parecer mais ‘difícil’, o que pode muito bem significar que você não obterá mais trabalho deles no futuro.

Mas você deve julgar o conteúdo do trabalho que está promovendo. Perguntar se ele é certo ou não, ou deve apenas executar a tarefa para a qual foi contratado. É certo julgar ou se deve simplesmente executar.

Se você acha que alguém está vendendo um e-book que não está de acordo com seus padrões, você pode trabalhar com ele e deixar todos os direitos de autoria para o dono da marca.

questões morais 1

questões morais 1

Mas se alguém estiver promovendo uma visão com a qual você não concorda, esse não é o motivo para o qual foi contratado. E se você não concorda com o conteúdo, não deveria ter aceitado o serviço.

Infelizmente, a maioria de nós não tem o luxo de escolher todos os trabalhos que fazemos. Além disso, estamos negando às pessoas o seu direito à liberdade de expressão, se o fizermos.

Qual é a solução para a situação?

Infelizmente, isso não é algo que alguém possa responder por você. Por fim, tudo depende  do tipo de trabalho que você está sendo solicitado a fazer. Depende dos seus próprios valores e de quanto você precisa do dinheiro proveniente do trabalho.!

Se perceber que as questões morais estão afetando seu rendimento, pode fazer um plano, conforme evolui e amplia seu negócio, para ter a liberdade de escolher os trabalhos deseja ou não fazer.

E no momento da negociação com seu cliente deixe claro o que serve ou não para você.

No entanto, é importante que os profissionais de marketing estejam cientes de sua própria ética e permaneçam fiéis a ela ao considerar qualquer atividade comercial.

Recusar um trabalho que não esteja de acordo com os bons padrões morais é uma forma de mostrar que você, como indivíduo, se importa com o que você oferece ao mundo.

Também serve de exemplo para outros na indústria, demonstrando a importância da moralidade no marketing digital.

Veja mais em Marketing

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.